A 19ª CREDE NO XXI ENCONTRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, NO CEARÁ

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE - Seção Ceará, ao comemorar seu 30º aniversário (1981-2011), realizou um encontro, no Auditório do BNB Passaré, em Fortaleza-CE, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, com o tema: Educação Emocional: A Complementaridade entre Razão e Afetividade, com a finalidade de explorar a problemática da aprendizagem e a interferência do estado emocional dos alunos na sala de aula.




 
O Prof. Jeferson Chrístyan, Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma da 19ª CREDE, foi um dos painelistas do encontro, discutindo questões acerca da temática: Jovens Adolescentes e seus Conflitos: Como Buscar Estratégias para Encaminhar Soluções (apresentação de relatos sobre práticas exitosas).




O Prof. Francisco Sales, Coordenador Escolar do Projeto Professor Diretor de Turma da EEFM Adauto Bezerra (Jardim-CE), em parceria com a Profª. Diretora de Turma Francisca Neiriland e a aluna Milana de Sousa, uma das principais protagonistas estudantis da mencionada instituição, apresentaram o Projeto Parceiros do SPAECE. A diretora de turma é a idealizadora do Projeto, o qual visa a organização de grupos de estudo, através de um trabalho em parceria com alunos monitores e pais de alunos, objetivando melhorar os desempenhos de aprendizagem dos aprendizes, principalmente nas disciplinas Português e Matemática. 


A escola já conta com mais de dez grupos de estudo, formados por diversos alunos, os quais se reúnem no contraturno, nos sítios e localidades onde residem, liderados por alunos monitores e/ou pelos pais dos próprios estudantes. A iniciativa vem melhorando os rendimentos de aprendizagem dos alunos em quase todas as disciplinas e, com isso, a auto-estima dos mesmos tem aumentado consideravelmente.




A Consultora da SEDUC, Profª. Haidé Eunice abrilhantou o evento com a sua presença, debatendo sobre a relação entre o Coaching Educacional e o Projeto Professor Diretor de Turma.

 


Estiveram presentes no encontro, ainda, os seguintes educadores da área de jurisdição da CREDE 19: Eliane da Silva (Diretora Administrativa – EEFM José Bezerra – Juazeiro do Norte); Jussara de Luna (Diretora Administrativa – EEM Almiro da Cruz– Barbalha-CE); Maria Eugênia (Coordenadora Escolar do PPDT – EEFM Amália Xavier – Juazeiro do Norte-CE) e Viviane de Morais (Coordenadora Escolar do PPDT – EEM Plácido Aderaldo – Caririaçu-CE).




O encontro contou com a presença da Secretaria de Educação do Estado, Prof. Maria Izolda Cela, da Coordenadora Estadual do PPDT, Profª. Genira Fonseca, e com a Profª. Dra. Maria Luiza, principal responsável pela realização deste grande evento.




O evento foi bastante enriquecedor, pois contou com professores doutores que apresentaram palestras, conferências, workshop e um colóquio. Entre as principais temáticas estudadas, destacam-se as seguintes:

Conferência Inaugural: O Desenvolvimento das Competências Emocionais – a Empatia na Comunicação (Prof. Dr. Juan Casassus).




Palestra: A Liderança Pedagógica do Diretor da Escola em Contextos de Diversidade e Mudança (Profª. Dra. Lídia da Conceição Grave Resende).



Workshop – A Escola Emocional e a Escola Anti-emocional – Vigiar e Castigar (Prof. Dr. Juan Casassus).



Palestra – “Coaching” Educacional: os bloqueios no aprendizado (Profª. Esp. Angela Graciela Mendonça dos Santos)

Palestra – Mediação Escolar: Educar para a amizade (Dra. Jussara Maria Rosin Delphino)

Colóquio de Conclusão: A Compreensão emocional na sala de aula (Dr. Juan Casassus)
Finalmente, o encontro foi valioso, na medida em que nos forneceu maiores condições de atuar junto aos colegas gestores, professores, diretores de turma e, principalmente, alunos, na prevenção de conflitos cotidianos e na resolução ou minimização das problemáticas já existentes. A ANPAE, assim como as demais instituições responsáveis pela realização do evento (SEDUC, UFC, Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa do Estado do Ceara) estão de parabéns pela brilhante iniciativa.